Essa é uma Roda de Conversa que foi gravada durante a pandemia do covid 19, em outubro de 2020, perto do dia das crianças. Lembram quando a gente estava isolado cada um na sua casa morrendo de aflição pelos rumos do planeta?
Não que agora as coisas tenham melhorado muito, mas vejamos pelo lado bom: pelo menos a pandemia já acabou. Porém, naquela datam as vacinas ainda não tinham sido desenvolvidas e muita coisa ruim havia acontecido.
E foi assim, dentro das nossas possibilidades técnicas, psíquicas e cognitivas, que gravamos essa conversa, o que resultou em algo um tanto amador, mas que foi feito para forjar esperança. E “amador” indica por um lado que algo foi feito não-profissionalmente, mas por outro lado, que foi feito com amor.
E por falar em amor, quem concebeu o roteiro junto comigo foi a pela Marília De Santis, que é minha amiga-irmã, e que durante muitos anos foi minha chefa querida no CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli. Nós duas temos uma experiência com teatro, fomos atrizes durante um tempo e nosso encontro na vida parece que estava escrito nas estrelas! Inclusive, originalmente, esse vídeo foi publicado em um antigo blog nosso. E eu gosto tanto dele que resolvi recompartilhar aqui.
Nossa convicção, na época e eu posso dizer com certa segurança ainda agora, era de que não estávamos sozinhas em nossos planos, compartilhavámos esse objetivo com muita gente e por isso criamos um blog. A vida não permitiu que levássemos ele adiante, mas ficaram alguns registros que eu agora compartilho aqui, com a mesma fé de antes: de que não estou sozinha.
Outro amigo-irmão que me faz reiterar essa certeza é o Iarlei Rangel, convidado dessa roda. Nós dois também bolamos planos de salvar o mundo e aprontamos muita coisa boa por causa disso!
E outra coisa que une nós três, além de nossa conspiração de transformação, é o teatro, a educação e as infâncias, que desenbocam nas ideias de Educação Integral e Cidades Educadoras. É sobre isso que conversamos no vídeo. E, agora, convido você a entrar nessa conversa! Seja bem-vinda ou bem-vindo!
